sábado, 20 de julho de 2013

DESAPEGO EMOCIONAL PARTE 3

Medo e os seus derivados...

Eu, particularmente, considero o medo o maior atraso na vida de um ser humano, ele nos impede de fazer diversas coisas da qual desejaríamos, mas por que ? Como um simples pensamento pode desencadear uma série eventos negativos no corpo de uma pessoa ( adrenalina, cortisol e etc... )

 Na maioria dos casos, o medo esta associado à um fato que ocorreu no passado e que causou grande dor ( física ou mental ) no indivíduo, consequentemente o seu cérebro, como uma forma de se proteger, repudia o que lhe causou dor e isso gera um "bloqueio temporário" em nossa mente ( estado de choque, pânico, terror e etc... ).

Assim como TUDO QUE SE PASSA EM NOSSA CABEÇA, O MEDO NÃO PASSA DE UMA INTERPRETAÇÃO NOSSA. Vamos imaginar uma situação hipotética, onde o mesmo jogador futebol jogasse duas finais de copa do mundo, porém em uma delas ele não saberia de que se tratava da final de um mundial. Em qual das partidas você acha que ele se sairia melhor ? Com certeza a que tivesse menos pressão dentro da sua cabeça, você acha que o suposto jogador teria mais "medo" de jogar qual partida ? Hoje em dia é raro ter um jogador medroso dentro de uma seleção, pois só as pessoas que enfrentam seus medos frente à frente conseguem expor todo o seu potencial dentro de campo.

Exercer coragem para enfrentar nossos "fantasmas internos" pode levar muito, mas muito tempo meeesmo, porém se reunirmos dentro de nós uma raiva que cause um desconforto maior do que o próprio pavor, a tal da coragem pode aparecer num piscar de olhos.

Constantemente tratamos nossos temores como algo ruim, porém devemos lidar com eles como se fosse apenas mais uma etapa da nossa vitória ( a pedra com que voce vai construir o seu castelo ). Se você começar a falar, reclamar, procrastinar com seus medos, estará dando mais "vida" à ele e assim ele pode se tornar uma teia em nossas vidas da qual nunca nos desprenderemos.



Aqui vai algumas dicas PESSOAIS para "enfrentarmos" nossos medos.

OUSADIA TEM MAGIA. Essa é uma dica apenas para os fortes, lembre-se, não existe coragem ou ousadia com traços de insegurança. Quando nos vemos numa situação difícil, tente "ser ousado", se não der certo, seja um pouco mais e assim por diante. O ato de ousar com confiança nos trás alegria, abre nossas mentes e consequentemente causa confusão / espanto nas outras pessoas e isso só irá te favorecer nas mais diversas situações.

CONHEÇA SUA ORIGEM. Conhecendo a origem do seu medo, você irá perceber que para mudá-lo terá apenas que mudar sua interpretação, tente interpretar uma situação complicada como se você fosse a pessoa mais capacitada do mundo para o tal "problema", ocorrerá uma mudança momentânea nos seus pensamento e tudo ficará mais "claro".

NÃO NEGUE O MEDO. Quando você aceitar que o medo é fruto da sua imaginação, ficará mais óbvio e mais fácil "rebaixa-lo" para o setor dos desafios e você sendo um vencedor não negará qualquer desafio.


Nenhum comentário:

Postar um comentário